top of page

DJ CONNECTION: SEJAM BEM VINDOS!

Fala, galera! Bem-vindos!


Eu sou o Junior Versianni e aqui, na coluna DJ CONNECTION, terei o privilégio de compartilhar com vocês, semanalmente, coisas incríveis a respeito da cultura DJ, esse universo que faz parte da minha vida a mais de 30 anos!

Aqui teremos novidades, notícias sobre quem anda fazendo sucesso (ou sobre quem anda sumido também!), análises de equipamentos e tecnologia, além de muitas dicas e tudo mais que for interessante pra curtirmos juntos!

Vamos lá pra essa coluna inaugural? Aperta o play, DJ! 😀


DIREITOS AUTORAIS E MÚSICAS NO SEU DJ SET


A PIONEER disponibiliza já há um bom tempo, a plataforma KUVO que, a bem da verdade, nunca foi muito adotada por quem usa seu software de performance DJ, o REKORDBOX. O funcionamento é bem simples, você se conecta e diz que aceita tornar público tudo que rolar nas suas playlists e assim compartilhar com a plataforma os nomes de músicas e artistas, gerando um banco de dados.


Agora a ideia é ampliar ainda mais esse monitoramento com o objetivo de monetizar artistas e criadores e ajudar a responder a uma antiga pergunta: como verificar e pagar artistas e músicas que são tocados por DJs?


De acordo com Yuri Dokter, do site DJ Monitor, parceiro da PIONEER nessa nova fase, a ideia é “fazer com que esse tracking de playlists seja reforçado com tecnologias de reconhecimento musical integrada diretamente em decks de DJ profissionais, como o CDJ-3000, e os dados possam ser usados para pagar artistas e alimentar o ecossistema musical. No coração do KUVO está o criador, os autores, e podemos rastrear em particular quais músicas estão sendo tocadas em todo o mundo.”


Sem dúvidas, é uma proposta bem interessante para remunerar artistas por suas execuções e democratizar esse acesso dos DJs sets, que sempre passou ao largo dos sistemas de controle de direitos autorais. Só nos resta aguardar para ver como a implementação desse novo sistema de informação de dados será aceito pela comunidade de DJs e se realmente será eficiente!



DJ MONITOR


Falando no parceiro da PIONEER/AlphaTeta, o site DJ MONITOR surgiu em 2005 focado em monitoramento e verificação exclusivamente de execuções dentro da cena da música eletrônica, surgindo em um período em que as tecnologias de reconhecimento musical estavam engatinhando e era necessário ter alguém “in loco” tomando nota do que estava tocando, nem sempre com sucesso.


Hoje, esse monitoramento continua sendo “manual” mas com a interação humana auxiliada, via aplicativos de reconhecimento e essas tecnologias tornaram-se amplamente usadas, por DJs e artistas e até mesmo por quem está apenas curtindo nos eventos ou festivais e que aciona o SHAZAM (ou apps similares) para saber o nome daquela track incrível que acabou de tocar!


Esse processo todo ganhará um salto de confiabilidade na verificação com a possibilidade de ter esse reforço dos dados saindo diretamente dos players dos CDJs para o banco de dados das plataformas. Desde o ano passado, as empresas estão trabalhando juntas para unificar os propósitos e tornar essa parceria uma realidade. O mundo musical do “big data” está finalmente derrubando uma das suas últimas fronteiras.



NOVIDADES TECH



E mal começou o mês de agosto e já estamos olhando o saldo do cartão de crédito, instigados pelos últimos lançamentos para DJs.

Consolidada como principal nome presente nos setups no mundo inteiro, a PIONEER não dorme no ponto e anunciou dois novos equipamentos: um toca-discos híbrido (analógico/digital), o PLX-CRSS12, que deve permitir que se use o toca-discos mesmo sem agulhas ou timecode vinyl para performances, entre muitos outros recursos inovadores. Excelente lançamento!




Foi lançada também uma nova controladora, a DDJ-REV5, destinada aos DJs que optam pelo formato “Battle DJ”, com 2 canais no mixer e um layout diferente dos controles e recursos à disposição do DJ. A integração destes equipamentos com os principais softwares para DJs do mercado (SERATO e REKORDBOX) está assegurada, uma vez que agora ambos estão sob a mesma companhia-mãe, a ALPHATHETA.

Para saber mais detalhes de operação e recursos destas novidades é só conferir o Youtube da PIONEER.



AUMENTA O VOLUME!


Aqui vai o nosso playlist SPOTIFY da semana, que será incrementado continuadamente, sempre com indicações das melhores tracks - de qualquer gênero - pra vocês!

Tem a presença das nossas jóias de casa como Gui2in e Bumpz, mas meu destaque principal é a mensagem da faixa do Rudimental, “Dance is Healing”, pois dançar é cura!

Então… Saiu pra balada? Dance como se não houvesse amanhã!





FAIXA BONUS


Tá a fim de uma música ou set que você pode baixar e ouvir quando quiser?

Pra inaugurar o espaço, uma versão disco house que eu fiz do megahit da Peggy Gou, “Na Na Na”. Download liberado! Curtam!







Bem, é isso!

E não esqueçam que...

“Music is the answer to all your problems!”

by Celeda / Danny Tenaglia



A gente se encontra na próxima semana!


Kommentare


bottom of page