top of page
Buscar

LOVE PARADE, O LENDÁRIO FESTIVAL DE RUA


Conheça a trajetória de um dos maiores eventos de rua do mundo que começou em Berlim, na Alemanha


No verão de 1989 em Berlim surgiu a Love Parade, uma festa de música eletrônica aberta ao público que tinha como propósito reunir milhares de pessoas nas ruas da cidade tendo a música como principal protagonista. O projeto foi iniciado pela cena underground de Berlim e em seu primeiro ano de existência reuniu cerca de 150 pessoas nas ruas. O evento foi concebido como uma manifestação política de paz e a compreensão através do amor e da música. O desfile acontecia anualmente nas ruas e o publico crescia exponencialmente a cada ano que se passava, até ter que ser realizada num local maior, um dos cartões postais mais famosos da cidade, o Tiergarten Park no centro da cidade.


Muitas pessoas do interior da Alemanha e do exterior viajavam para Berlim para participar do desfile, mais de um milhão de pessoas compareceram nos anos de 1997 a 2000 e 800 mil em 2001. Diversos trios elétricos com as mais variadas atrações e vertentes desfilavam no percurso. Techno, Trance e House eram os estilos com maior presença representados por nomes como: Paul Van Dyk, Armin Van Buuren, Sven Vath, Tiesto, Sasha, Richie Hawtin e Carl Cox. A edição de 2010 chegou a contar com um trio elétrico brasileiro e Djs brasileiros.



A Love Parade era tido como um evento bastante pacífico para um evento desse tamanho, tendo poucos casos de desordem registrados. O desfile era um lugar de bastante irreverência onde alguns mostravam e apreciavam as tendências exibicionistas de outras pessoas. Era comum os participantes levarem brinquedos, fantasias e ou outros itens, como manequins infláveis e máscaras. Muitas vezes, a multidão era criativa em termos de roupas (ou falta dela) e aparência.


MUDANÇAS DE LOCAIS


A Love Parade 2007 foi planejada para Julho de 2007 em Berlim. No entanto, o evento de Berlim foi cancelado em fevereiro daquele ano porque o Senado não emitiu as licenças necessárias naquele momento. Após negociações com várias cidades alemãs, no dia 21 de julho, foi anunciado que o desfile mudaria para a área do Ruhr nos próximos cinco anos. O primeiro evento ocorreu em Essen em 25 de agosto e recebeu 1,2 milhão de visitantes, mais que o dobro em comparação aos 500 mil que participaram do desfile de 2006 em Berlim.

No ano seguinte, em Julho de 2008, o festival mudou para Dortmund, sob o lema Highway of Love(estrada do amor). O evento foi planejado como um “fim de semana de amor”, com festas em toda a região. A estimativa oficial é de que 1,6 milhão de visitantes participaram, tornando-se o maior desfile de rua até a data.

O evento de 2009, planejado para Bochum, foi cancelado


O FIM


Em 2010, a 19ª e última edição foi realizada em Duisburg e contou com 1,4 milhão de pessoas. A Love Parade era conhecida por ser um evento tranquilo e pacífico, mas na edição de 2010, 21 pessoas morreram e mais de 500 ficaram feridas. O local do acidente era um túnel de uma antiga ferrovia já desativada onde seria o mainstage do último dia do evento.




Após a tragédia, a organização da Love Parade anunciou que não haveria mais o evento em respeito às vítimas e suas famílias.


Em respeito às vítimas do lendário evento, Armin Van Buuren, Paul Oakenfold e Paul Van Dykcriaram a música “Remember Love” mostrando diversos momentos das edições realizadas

Se você quiser conhecer um pouco mais da história do Love Parade, tem um documentário disponível no YouTube também:






bottom of page