Buscar

10 artistas brasileiros de Melodic Techno para você ficar de olho

São nomes da nova geração que vem se destacando para você colocar no radar

Por Maria Angélica Parmigiani (texto original: Techno Perfect)


Desde que entendemos a música como ela é, a melodia é um item primordial de sua síntese. Ritmo, melodia e harmonia, mais especificamente, formam a tríade ideal para transformar uma soma de fatores que, codificados, transmutam-se em música. Um mistério e um privilégio unicamente humano, ao que tudo indica. Não era de esperar que, em algum momento, esse item ganharia força até mesmo em movimentos mais lineares como o Techno.


Mas não se enganem, o Techno Melódico não é algo inédito, há quem diga que aparecia de forma sucinta nas oscilações do Trance, outros dizem que no House Progressivo dava pra encontrar um pouco de Techno Melódico, e até nos sets cabeçudos de Techno, vez ou outra, algum arpejo poderia aparecer para vislumbrar um pouco de emoção em meio ao “direto e reto”, vai saber…

O que aconteceu é que a casa foi melhor organizada, mercadologicamente falando. Organizada porque em um mundo que a cada dois dias gera um volume de dados equivalente ao que criamos do início da civilização até 2003, fica difícil acompanhar tudo que surge, então categorizar é uma estratégia necessária. E como o Melodic Techno é um fenômeno sem precedentes para a Dance Music global, nada mais justo que a gente unir o útil ao agradável e gerar uma lista de alguns artistas para ajudar seu cpu mental a armazenar alguns novos dados.

Achou viagem demais? Ok, delete tudo o que leu e apenas confira 10 nomes da nova geração do Melodic Techno para ficar de olho!



CRUXZ

Juan Cruz, artisticamente conhecido como CRUXZ, faz parte da nova safra de produtores e DJs no mundo da música eletrônica. Baseado em São Paulo, Brasil, Juan começou a obter uma posição segura no cenário underground nacional, obtendo suporte e bons feedbacks de grandes artistas como Tale of Us, Kevin de Vries, Øostil, Binaryh, Blancah, Coeus, entre outros. Com vinte e poucos anos e produzindo intuitivamente desde seus 14 anos, o jovem artista argentino já lançou por selos como Uxoa Dutxa, Transensations Records, Steyoyoke, Sequence Music, Running Clouds, HIATO, entre outros.




Copini

Saudando o Sul do Brasil, Pedro Copini é um produtor de Melodic Techno de 24 anos. Seus sons são muito emotivos e profundos, buscando despertar os sentimentos mais abstratos na forma de melodias. Copini é atualmente um dos produtores brasileiros mais vendidos no Beatport (Melodic Techno). Emoção, profundidade e energia são palavras que definitivamente definem suas apresentações. Com lançamentos em selos como Hotstage, Prisma Techno, Cold Harbour Black, Prototype e Fluxo.



Empire Of Mind

Projeto musical formado pelo DJ e produtor Lukas Azevedo, um dos artistas em destaque do Melodic Techno de Brasília, que busca incansavelmente a cura emocional através da música eletrônica. A busca do jovem produtor pelo sucesso está em seu som melódico com emoções melancólicas profundamente comoventes e alta qualidade inventiva. Suas faixas têm uma habilidade impressionante de alimentar tanto as pistas de dança quanto as partes mais internas de seus ouvintes. É por essas mesmas razões que muitos artistas renomados tocam e endossam suas músicas. Autoridades de música eletrônica como Tale Of Us, MRAK, Fideles, Blancah, Massano e Wurtz já deram suporte.


Innure

Formada por Colussi e r4ne, a dupla focada em Techno Melódico tem galgado passos largos desde seu surgimento, em 2019. Além do projeto, eles são labelhead da Prototype Music que tem desempenhado um papel importante no fomento ao estilo aqui no Brasil, trazendo também novos nomes de fora. A dupla de produtores chama atenção de grandes artistas, com faixas remixadas por Blancah e Voices Of Valley, e recentemente tocou no Surreal e no D-Edge.






POSYDON

Posydon é um jovem DJ e Produtor natural de Fortaleza (CE) que nos traz uma sonoridade mesclada entre Melodic Techno e Progressive House, criando assim canções excêntricas, de uma assinatura única. O jovem preza pelo lançamento de EPs, já tendo lançado pela Nature Collections, Explore Records e Polyptych, agora caminhando para a label Mind Connector, onde lançará o Vita Nova Ep.



Ortus (BR)

Giovanni Delgado dedicou sua vida aos instrumentos musicais, até que caiu nas graças dos beats eletrônicos. Ele é multi-instrumentista, DJ e produtor musical formado pela Universidade Anhembi Morumbi. Já passou por selos como Kaligo Records, Ballroom Black, Awen Tales, Synthétique e é gestor da sua própria label, a Real Supernova.



TCHAKA

Um dos expoentes da cena underground atual, o DJ e produtor brasileiro atualmente reside em New Jersey, nos Estados Unidos, e vem se destacando no gênero Melodic House & Techno. Com um som melódico, poderoso e introspectivo, já teve passagens em selos como Running Clouds, Prototype, Mind Connector, Across The Time e Sinedie Records.



Acrobatik

Projeto musical criado por Lucas Lyra, do interior de São Paulo, formado em produção musical, que possui forte identidade em suas músicas que passeiam entre o Progressive House e o Melodic Techno. Com apenas um ano de projeto, o jovem produtor já conta com lançamentos em selos como Elevation, Fluxo e Prototype.




Mizzar

De sons mais leves a sons um pouco mais pesados, Mizzar tem como conceito o objetivo explorar nosso subconsciente. O jovem artista carrega consigo uma identidade sonora baseada em melodias e timbres marcantes e nos promete um 2022 cheio de novidades, tanto em sua estética sonora quanto em lançamentos; Mizzar tem buscando sempre se derramar ao máximo sobre suas obras, dando assim uma textura única e exclusiva à cada faixa. O artista tem recebido bons feedbacks de artistas que endossam e baixam suas músicas, como Øostil, Massano e Blancah.





Questhe

Com referências do Trance e Techno, o jovem produtor brasileiro mescla as duas camadas e cria uma identidade totalmente única de Melodic Techno e Progressivo, traz criatividade surrealista e profunda nas suas obras, deixando-as sempre com uma assinatura emocional e obscura, onde procura descrever todos os seus sentimentos mais profundos em melodias melancólicas e imersivas. Localizado no nordeste do país, o jovem produtor já deixou sua marca por selos como Sinedie Records, Concept Records e The Acid Mind. Com poucos lançamentos, já vem se destacando por suas produções e chamando bastante atenção.




JJSOJJ (artista bônus)


O Dj e Produtor Brasileiro Juarez Júnior, leva ao público um som ousado, sem fugir das suas paixões, criando paisagens sonoras através de linhas do Techno e Progressive House, já foi Headline na festa Frenzy na Lendária Boate Avalon em Hollywood-CA. Fundador de selos como La Pineal, Chicago, Undercity e P4 Network traz a experiência mais de uma década no mercado da música eletrônica para a pista e para seus lançamentos, em seu ultimo lançamento Time Walk, pela gravadora russa Uncles Record recebeu suporte de artistas europeus como Josu Freire, Nopopstar, Indie Elephant e Yami