top of page

Coluna DJ CONNECTION / DJ Versianni

Fala, galera! De volta aqui com nossa coluna DJ CONNECTION, com muito mais destaques deste mês de agosto! 😀


Já pensou em produzir sua própria música? Então vamos começar falando de softwares que não custam nada pra usar.


TRACKTION WAVEFORM


Que tal abandonar a pirataria de softwares para produzir suas músicas e migrar para uma plataforma que funciona totalmente FREE?

O Tracktion WAVEFORM vem conquistando muitos usuários e democratizando o acesso a ferramentas de produção muito interessantes, já incluso uma biblioteca de loops e sons, muitos plugins de áudio, instrumentos virtuais e até alguns recursos novos feitos para te ajudar na criação das suas músicas (e que seriam bem-vindos nos grandes nomes do mercado).

Confira mais sobre ele no vídeo de apresentação a seguir, já aproveita os tutoriais no YouTube e começa a produzir seu som! Waveform Free 12!


TRAKTION WAVEFORM 12 - Baixe em https://www.tracktion.com/products/waveform-free

REAPER by Cockos


Uma outra ferramenta super útil é o REAPER, um editor de áudio, multitrack e que vem completo com recursos para criação, edição e mixagem de spots de rádio, vinhetas, trilhas e músicas também, claro! O REAPER é uma estação de trabalho de áudio digital que é um aplicativo sequenciador MIDI criado pela Cockos. A versão atual está disponível para Microsoft Windows e macOS, bem como para Linux. A sua base de usuários é gigante e há bastante conteúdo e tutoriais em português. Ele funciona sem restrições, apenas lembrando ao usuário que é possível registrar sua cópia por um valor bem acessível e colaborar com o desenvolvimento do software. Até naquela hora que você precisa rapidamente cortar um áudio ou editar uma música, é bom ter sempre ele por perto!

Baixe aqui: https://www.reaper.fm





A ONDA RETRÔ 90s INVADIU AS PARADAS!


A gente sabe que algumas músicas que já foram BIG HITS vão sempre ganhar uma versão tempos depois, não é mesmo? Mas, em especial nestes últimos meses, uma safra de músicas inspiradas nos anos 90 têm aparecido em boa quantidade nas paradas de sucesso, adicionando elementos melódicos e riffs da década, indo além dos covers, remixes e remakes.

Isso prova que se já foi hit uma vez é meio caminho andado pra ser sucesso de novo! Vamos destacar aqui algumas delas (e que vão direto pro nosso playlist da coluna, claro!):

David Guetta - O francês veio logo com 2 dois hits na onda 90s. “I'm good (Blue)”, trazendo de volta Eiffel 65, “Blue” (1998) e “Baby don´t hurt me”, inspirado por “What is love” do Haddaway (1993).

Alok - o seu hit “Deep down”, entra na lista com a vibe emprestada de Bucketheads e “The bomb"! These sounds fall into my mind”, hit de 1995. E percebi que tem também um pianinho da Crystal Waters, “Gypsy Woman” ali no meio, hein? ;D

Jorja Smith - E por falar na “Gypsy Woman”, um mashup tem subido rápido nas paradas, mesclando os vocais de “Little Things”, da Jorja, com esse hino da house music! Confere na nossa playlist!

R3hab / Inna / W & W - “Rock my Body” tem a linha melódica extraída diretamente de “Ecuador”, hit do Sash!, de 1997.

Peggy Gou - Já estava no playlist da coluna mas temos que citar que temos aqui uma inspiração sutil, com timbres copiados de ATB, “9 pm (Till I come)”, hit de 1999.

Low Steppa ft. Reigns - O timbre de teclado usado na melodia principal em “Back to Love” pode ser achado em dezenas de hits dos anos 90, mas vamos considerar que a inspiração veio de “Understand this groove”, um musicaço de 1992.

Skrillex & Boys Noize - Esse collab trouxe para a faixa “Fine Day Anthem” um novo fôlego pro vocais de “It 's A Fine Day”, do Opus III, também de 1992.

Rita Ora - Seu último hit, “Praising you”, traz o próprio Fatboy Slim pra participar e colocar “Praise you” (1998), na mistura.

Além destas, aproveito pra colocar também na nossa playlist os sons que geraram os hits da década de 1990 e que inspiraram hits em 2023!

Tá tudo na nossa playlist no Spotify!




PARABÉNS PRA ELA!

Uma das mais famosas aniversariantes do mês de agosto (16/8), a Madonna tem um papel fundamental na música feita para dançar. Sua história musical se confunde com a energia das pistas de danças e ela sempre soube, como ninguém, da importância dos DJs para impulsionar sua música, fazendo com que seus lançamentos sempre tivessem um tratamento especial focado nos clubs e pronta para os maestros dos dancefloors. E ao comemorar seus 65 anos é claro que tem presente para DJs e fãs de balada que curtem a Madonna!




Saiu o EP “Sorry”, relembrando um dos seus maiores hits, música lançada em 2005, no álbum “Confessions on a Dance Floor”, com nova roupagem produzida com a participação da DJ e produtora canadense BLOND:ISH e que traz versões assinadas por nomes como Franky Rizardo, Miss Monique, Tibasko, Eran Hersh e Darmon.

Confira!





É isso! E não esqueçam que …

“The sun is gonna keep on shining / Brighter days on the horizon / My love for you will keep on rising / Everything's gonna be alright!" Red CArpet - Alright


A gente se encontra na próxima semana!



Commentaires


bottom of page