top of page

DJ CONNECTION 08 - By Versianni

Bem-vindos a mais uma edição da coluna DJ Connection aqui no Portal P4 e com os assuntos mais interessantes desta semana no mundo da música eletrônica!

A semana foi bem movimentada com lançamentos e novidades em software para produção musical, uma nova e excelente ferramenta para produção de DJ sets, além de premiações rolando.

Vamos conferir?


ABLETON LIVE 12



O Ableton LIVE chega a sua versão de número 12 causando um rebuliço entre os usuários e entre os concorrentes!

Entre os destaques mais comentados estão os novos instrumentos, o seu novo navegador usando tags e filtros para facilitar a localização dos seus samples e loops, inclusive com um recurso para encontrar sons similares, agilizando a sua criação, a nova interface, mais agradável e intuitiva, o uso de escalas musicais na construção de melodias e uma nova ferramenta criativa para MIDI clips, algo que já era comum em outras DAWs mas que o Ableton LIVE ficava devendo.

Vou deixar um vídeo bem detalhado pra vocês, preparado pelo DJ e produtor André Salata, para conhecer todas as novidades que estão na versão 12.



DJ STUDIO APP



Todo DJ que já produziu/gravou um set para divulgar seu trabalho ou o seu radio show sabe que gravar em tempo real acaba sendo, de certo modo, bem trabalhoso!

Então, o melhor recurso é usar o seu computador para isso, buscando finalizar em, pelo menos, metade do tempo necessário.

Uma ferramenta que ajuda bastante é o MIXMEISTER, porém o desenvolvimento do app estacionou no tempo e não evoluiu nos últimos anos.

Mas eis que chega uma novidade que vem chamando a atenção rapidamente de toda a comunidade pela enorme quantidade de recursos e por sua completa interação com redes sociais e plataformas musicais.

Liderando uma equipe de mais de 20 pessoas, o holandês Siebrand DIjkstra, usuário regular do MIXMEISTER por 15 anos, resolveu criar sua própria solução para criação de DJ sets e não economizou nos recursos!

A ferramenta traz o uso de IA - inteligência artificial, para sugerir combinações possíveis das suas músicas, organização harmônica, como o “Mixed in Key”, presets de transições e efeitos, grid ajustável, conexão direta com sua biblioteca musical no Traktor, Serato, Virtual DJ, Denon Engine ou Rekordbox (inclusive salvando seu set como uma playlist neles), integração com plataformas como Beatport, 1001 Tracklists ou Youtube (sim, você pode criar um set mixando músicas direto do Youtube!!!) e a exportação do arquivo final não apenas nos formatos mais usados como MP3 ou WAV mas também em vídeo, criando e publicando diretamente no seu canal do Youtube, recurso que vai atrair muita gente.

O app começou a ser demonstrado faz alguns meses mas na última edição do ADE - Amsterdam Dance Event, no mês de outubro, foi onde chamou a atenção com sua apresentação mais oficial e completa, feita pelo seu desenvolvedor na ADE!



DJ MAG TOP 100



E a votação mais comentada de todos os anos saiu! A Revista inglesa DJ Mag realiza sua já tradicional votação online para a escolha dos 100 DJs mais influentes/relevantes do mercado. E pela quarta vez o francês David Guetta atinge o topo da lista, desde sua primeira vez que foi o número um em 2011.

Entre os destaques desta edição, a entrada da Peggy Gou no Top 10 (ficou em nono lugar, mesma colocação da última mulher no Top 10, Lisa Lashes, em 2000), e com dois brasileiros no top 10, Vintage Culture na décima posição e o Alok, que manteve sua quarta posição do ano passado. Entre as novidades na lista, nomes como James Hype, Kolsch, Fred Again e o brasileiro Liu.

A lista gera sempre muito assunto, controvérsias e muitas opiniões contrárias e também a favor, movimentando a cena eletrônica toda vez que saem os resultados.

O DJ John Summit (que teve um excelente ano, diga-se de passagem), por exemplo, ficou de fora. Isso o levou a publicar no X que o motivo talvez fosse “pagar para aparecer”, porém a revista garante que a votação é online, feita por fãs do mundo inteiro. Será que faltou engajamento com os fãs?

Confira a lista completa aqui: https://djmag.com/top100djs e também um vídeo com todos os DJs da lista e suas músicas para que você possa ouvir a sonoridade daqueles que você ainda não conhecia.


DAVID GUETTA HOUSE SET

E pra celebrar sua coroação como DJ número um do mundo, o David Guetta preparou um set bem diferente das suas apresentações em festivais, voltando às suas raízes da house music. O Set, gravado em um local paradisíaco em Ibiza, Espanha, traz uma mistura de house/afro house e surpreendeu positivamente, rendendo muitos elogios nos comentários.

Assiste aí e me fala qual versão do Guetta você prefere mais:

EDM / Future Rave / House?


DOM DOLLA


Um outro DJ que está numa crescente absurda - apesar de não ter sido listado no Top 100 da DJ Mag - é o australiano Dom Dolla.

Não bastou sua indicação ao próximo Grammy por seu remix de “New Gold”, faixa do Gorillaz ft. Tame Impala and Bootie Brown (e que se tornou o remix com mais streamings do grupo até hoje), ele ontem já foi premiado (pelo menos em casa!) pelo ARIA - Australian Recording Industry Awards, por seu remix em parceria com MK, “Rhyme Dust”.

Os remixes assinados por ele foram adicionados à nossa playlist Spotify pra você ouvir!

>>>> FAIXAS BÔNUS


TIM HOX FT. MONOGEM - VALE A PENA



O tech house e a latinidade seguem juntinhos, feitos um pro outro, confira mais uma track que promete sacudir pistas e festivais mundo afora.



ELLIS MOSS - CALLING



Com suporte de big names como Danny Howard, Mark Knight and Gorgon City e saindo pelo selo “Experts Only”, do John Summit, esse som do Ellis Moss traz uma mistura irresistível de house/techno, na medida!


THE ROLLING STONES - MESS IT UP (PURPLE DISCO MACHINE REMIX)


Mais um remix que não desaponta, assinado pelo PDM!

A sua característica pegada disco-house caiu como uma luva no novo single dos Rolling Stones, “Mess it up”, faixa do álbum “Hackney Diamonds”, que sai após 18 anos da banda sem novo material! Vai tocar muito!!


Todas essas indicadas estão também na nossa playlist!


E... Ficamos por aqui!! Até a próxima!! Bye!


Bob Sinclair - World , Hold ON




Comments


bottom of page