top of page

A história por trás do Festival Elrow



Facilmente a festa mais criativa do mundo agora, o elrow tem se fortalecido desde a sua aparição há oito anos. Enquanto a marca nasceu em 2010, a história por trás dela é bem mais longa: 148 anos para ser preciso. Os criadores Juan Arnau Jr e Cruz Arnau relatam as seis gerações por trás do fenômeno global. Mesmo com um olhar superficial sobre sua história colorida, pode-se revelar o conto e o destino da marca entrelaçados. Se você nunca esteve na festa, está perdendo. Imagine o seu mundo de fantasia mais selvagem e multiplique por mil para entender uma fração do que aguarda em qualquer evento. E você tem muito por onde escolher.


Com mais de 20 shows imersivos, o elrow já esteve em mais de 50 cidades e tocou todos os continentes. Londres, Xangai, Miami, Buenos Aires, Beirute, Istambul, Tel Aviv, Cairo, Amsterdã, Roterdã e Brasil estão na lista. Além disso, o evento imersivo tem residências em Dubai, Nova York, Madri Barcelona e, claro, na Amnesia em Ibiza, além de festivais como Glastonbury e Tomorrowland. Em qualquer festa, você pode se encontrar no meio de uma cantora de quadrinhos, numa festa de rua na selva, numa feira espanhola, no extremo oeste, no fundo de uma viagem psicodélica, em Bollywood, no triângulo das ‘rowmudas’, em uma floresta encantada e muitos outros lugares. Um festival, um circo, um desfile, um show, uma feira toda em um só lugar – aonde quer que vá, o círculo se transforma em outra dimensão. Capturando e re-imaginando as tradições, culturas e imaginação coletivas do mundo, leva as histórias do nosso imaginário planetário ao longo dos tempos e as explode em um mundo de fantasia extrema.


Trazendo as coisas dos sonhos para a vida real, a festa ressoa claramente com os clubbers de todo o mundo com sua teatralidade hiperbólica exagerada. De onde poderia vir toda essa imaginação? Os criadores do fenômeno que tomou o planeta, Juan Arnau Jr. e Cruz Arnau, são a mais recente encarnação de seis gerações no ramo do entretenimento. Tivemos uma conversa com eles sobre isso na inauguração da Casa Elrow, sua nova sede em Barcelona, ​​há alguns meses. Veja como surgiu o elrow.


ORIGEM


Era uma vez há 148 anos, o tataravô José Satorres, criador da elrow, colocou tudo em ação abrindo o primeiro clube social em Fraga, na Espanha: o Café Josepet em 1870. Deixando as tradições da agricultura familiar para trás, José usava ternos e gravatas em vez dos uniformes normalmente vistos na cidade agrícola de Fraga.


Este local tornou-se o ponto de encontro da comunidade empresarial da cidade. Transformando-se em um grande clube social, o Café Josepet também organizou shows para entreter homens, principalmente fazendeiros, que estavam conversando a negócios ou jogando cartas. O pioneiro do negócio montou sua própria empresa de ônibus para conectar Fraga com a cidade vizinha, Lleida. Convenientemente, o ponto de parada de ônibus estava localizado bem em frente ao seu Café Josepet. 




Após a morte de José e de seu filho, a nora de José, Maria Vilar – bisavó dos criadores de tal forma – convence sua filha Maria Satorres e genro, ou seja, o marido de Maria Satorres, Antonio Duran, a retornar a Fraga para reabrir e assumir o Café Josepet, agora chamado de Café Victoria em 1920. Os dois se tornam parceiros iguais com sua sogra. A terceira geração atrás de elrow assume o controle.



O bar e o clube social foram tão bem sucedidos que Antonio pediu à nora de José, sua sogra, Maria Vilar, que se expandisse para os estábulos adjacentes. No início da década de 1920, o Teatro Victoria trouxe outra dimensão para os negócios da família. Colocando em todos os tipos de shows de variedades revolucionárias e arriscadas, o jovem Antonio passou seu tempo indo e voltando entre o Café, o clube social e o recém-inaugurado Teatro.



Para evitar a rivalidade com outro teatro vizinho, Antonio o transformou no sempre famoso Cine Victoria, passando filmes mudos americanos. O negócio era tão bom que um terraço ao ar livre teve que ser adicionado sob a direção de Antonio Duran, para atender à demanda durante o verão.


Já por este ponto, eles abriram o primeiro cinema ao ar livre, transformando o local no primeiro centro de entretenimento completo na Espanha. Efetivamente, isso trouxe o modo de vida moderno para o Bajo Cinca de Aragón. Isso é impressionante, e pense que ainda faltam três gerações para chegarmos aos tempos atuais da elrow. Em 1924 temos o primeiro Juan a entrar em cena, Juan Arnau Cabases – vamos chamá-lo de Juan I – com sua esposa Francisca Ibarz Quer. Depois de 20 anos fazendo negócios com moinhos de farinha e prensas de óleo, Juan I, impressionado com o sucesso do Cine Victoria, construiu seu próprio cinema rival: o Cine Flórida em 1925, na mesma rua. Em uma história clássica de Romeu e Julieta, a única filha de Maria e Antonio, Pilarín, e o filho primogênito de Arnau, Juan Arnau Ibarz – ou, para nossos propósitos, Juan II – se apaixonaram. Santiago Satorres, tio de Pilar, assumiu como gerente para evitar a competição.


Com ambição cada vez maior, Juan (I) Arnau Cabases queria expandir ainda mais e assumir para ter dança e entretenimento musical. Para este fim, ele criou o Garden Terrace Florida em 1950, que foi acessado diretamente do cinema da Flórida, e mais tarde o Saloon Florida. O Saloon Florida trouxe as melhores e mais variadas orquestras para a área, desde Barcelona, ​​Madrid e até Las Vegas. Em 1953, Pilarín e Juan (ito) (II) Arnau Ibarz casaram-se, unindo a quarta geração da futura família. O império atrás da elrow começava, como todos os negócios foram trazidos pela família. Em lua de mel em Paris, os dois experimentaram espetaculares shows no Folie Bergère e no Moulin Rouge, o que provocou o desejo de trazer esses shows para Fraga.



Com o progresso da década de 1960, surgiram as primeiras casas noturnas: nasceram discotecas, substituindo orquestras ao vivo por DJs e discos. Juntos, Juanito Arnau II, seu irmão José e suas esposas transformaram o Salão Flórida no Clube da Flórida. Sob a direção do arquiteto Javier Regás, a Discoteca Fraga, da Flórida, foi concluída em 1973. Como a competição se intensificou nos anos 80, com a aparição do BigBen e do Wonder, o Arnaus fechou por um tempo.



Procurando por Javier Regás, agora um hippie em Goa, mais uma vez, eles o convenceram a projetar o Club Florida 135 em 1985, para se assemelhar ao mundo de Blade Runner. Posteriormente renomeado Florida 135 Tendenze Club, especializou-se em extravagância auto-indulgente e música eletrônica universal da Rota Bakalao de Valência.

A discoteca reuniu as tendências musicais das últimas três décadas, incluindo discoteca, a cena pop e rock de Madrid, cantores e solistas do período pós-ditadura, os grandes êxitos de dança de todos os tempos, house, acid-house, makina, bacalao e finalmente a música eletrônica mais underground e universal.



Em essência, foi a primeira boate de música eletrônica. Em 1993, Juan II Arnau Ibarz, Pilarin e seu filho Juan III Arnau Duran, anunciando a quinta geração da história, conseguiram permissão para ir dançar no Monegros, a propriedade que Josepet perdeu e ganhou de volta jogando cartas.



O Partido Monegros veio à vida, mais tarde renomeou o Groove Parade, o Monegros Festival e finalmente o Monegros Desert Festival. De 200 amigos em 1993, superou 40.000 em 2014. Juan (ito) III (Arnau Duran) casou-se com Maria Cruz Lasierra. Seus filhos são Juan Arnau Jr. (IV) Lasierra e Cruz Arnau, os atuais proprietários e gerentes da marca elrow.



Juan III passou a abrir o primeiro clube da família em Barcelona em 2001 e chamou de Row, após o sobrenome de um amigo da família. O nome veio na verdade de um grande amigo da família, Ricart Robles, que junto com Sergi Caballero e Enric Les Palau eram e ainda são donos do Festival Sonar de Barcelona.Sete anos depois, em 2008, Juan (III) foi convidado a ver uma antiga casa de fazenda no aeroporto que costumava ser um restaurante de um ex-jogador do Barcelona, ​​mas, depois de um período como um show de rock and roll Vertigo, tornou-se um dos clubes favoritos da cidade depois da hora: o Fricht.


Ele assumiu e chamou de Row14, após os 14 km do centro de Barcelona. Depois de uma enorme renovação que o deixou quase falido e inspeções do conselho quase impedindo a sua abertura, realizou uma grande abertura em maio de 2008, com Laurent Garnier. Em 2010, Row14 estava fazendo sessões matinais dirigidas por seus filhos Juan IV e Cruz e em junho daquele ano, elrow nasceu. Fazendo fronteira com a legalidade, as sessões de domingo continuaram até que as autoridades as fecharam em novembro de 2012. Nesse meio tempo, Juan (IV) e Cruz começaram a fazer temporadas em Ibiza. Como adolescentes, os dois festejaram em Circoloco, Pikes, Bora Bora, La Troya e no after-hours no espaço atrasado. Cruz se lembra de ter sido vestida por sua mãe para parecer mais velha e andar pelas ruas do porto de Ibiza, vendo os desfiles dos vários super clubes.


No verão de 2011, eles fizeram uma única vez no The Zoo Project no Benimussa Park em Ibiza. No verão seguinte, em 2012, eles fizeram uma temporada no Vista Club e depois em 2013. Enquanto isso, as sessões originais continuaram na Row14. Juan II Arnau Ibaz, o fundador da Florida135 – aquele que chegou a Fraga em meados da década de 1920 e veio a ser conhecido como “techno grandfather” – faleceu em setembro de 2012. Carl Cox prestou homenagem a ele naquela manhã na Fila 14 Juan III Arnau Duran ainda atua como conselheiro de seus descendentes. Depois de duas temporadas no Vista Club, elrow assumiu o falecido espaço por três temporadas massivas. Em seguida, passou a vender Amnesia quase toda semana em 2017. O resto é história.



Seis gerações em formação, a elrow é como nada que você já experimentou. Se você ainda não foi, certifique-se de ir. Esta é uma experiência de balada que você precisa ter pelo menos uma vez na vida

bottom of page